sexta-feira, 18 de março de 2011

Prepare-se para ver a maior Lua dos ultimos 18 anos.

Sábado, 19 de março, o planeta Terra terá uma agradável surpresa: a maior Lua dos últimos 18 anos irá iluminar o nosso céu. Desde 1993, não é registrada uma ocorrência da Lua Perigeu, como é chamada, em Lua cheia. Portanto, pais e mães, não deixem de presenciar o acontecimento.

De acordo com Rundsthen Nader, astrônomo do Observatório Valongo da UFRJ, tal fenômeno ocorre todo mês, mas é muito difícil coincidir com a Lua cheia. “Perigeu, em grego, significa perto da Terra, e é por isso que a enxergamos maior. Isso está relacionado ao ciclo da lua, inclinação e plano de órbita. Acontece todo mês, mas somente a cada 18 anos ela irá cair na Lua cheia”, explica.


E apesar do que andam dizendo, a "Super Lua", que foi descoberta há muito tempo na Grécia, nada teve a ver com o que se passou no Japão há alguns dias. Ela também não provoca nenhuma catástrofe natural, apenas influencia as marés. “A Lua é muito pequena para interferir em outros fenômenos da natureza. Tsunamis e terremotos estão relacionados às placas tectônicas, que estão no interior da Terra”, esclarece o astrônomo.


Se a criança demonstrar medo ao ouvir algum comentário desse tipo, basta não alimentar a ideia. Variações no sistema solar são comuns e freqüentes e não quer dizer que algo de ruim vai acontecer. O astrônomo dá uma sugestão: que tal aproveitar a oportunidade de ver uma Lua 14% maior e 30% mais brilhante para brincar com seu filho de identificar estrelas, explicar as fases da Lua, e introduzi-lo – literalmente – no universo? 

_____________________________________________________________________

 Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas. (São Lucas 21,25)

Um comentário:

Jorge Luis disse...

Olá, achei seu blog por acaso quando procurava para material de estudo sobre teologia, patrística, iconografia, epigrafia, arqueologia bíblica, etc.

E acredito que você possa se interessar por esses blogs

http://patristicabrasil.blogspot.com/, história e patrística da igreja do século I ao VIII, todo em português.

http://iconografiascristas.blogspot.com/, Ícones antigos da igreja.

http://angelusexverum.blogspot.com, que pretende comprovar verdades da Igreja a partir de achados arqueológicos.