quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Papa Bento XVI nomeia brasileiro para chefiar congregação no Vaticano.


Dom João Braz de AvizO arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, foi nomeado pelo papa Bento XVI como o novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

O religioso brasileiro, de 63 anos, substitui o arcebispo esloveno Franc Rode, que por motivos de idade deixou o cargo. Dom Aviz tornou-se arcebispo da capital brasileira em 2004, nomeado pelo então papa João Paulo II.

Nascido na cidade de Mafra, em Santa Catarina (SC), o arcebispo iniciou-se na vida clerical aos 11 anos, quando se tornou seminarista em Assis, em São Paulo (SP). Em Roma, dom Aviz cursou licenciatura em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana e obteve doutorado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Lateranense.

A congregação que assume é responsável pelos institutos de Ordens e Congregações religiosas, tanto masculinas quanto femininas, além de institutos seculares, e pelo regime, disciplina, estudo, bens, direitos e privilégios das sociedades de vida apostólica. (ANSA).

Nenhum comentário: