quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Igrejas cristãs se unem em oração pela unidade.


Logotipo do Conselho Mundial de Igrejas, uma comunidade mundial de 349 igrejas que buscam a unidade, o testemunho comum e o serviço.
A Igreja, no hemisfério norte, celebra nestes dias, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. O tema deste ano é inspirado no livro dos Atos dos Apóstolo:s "Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações" (At 2, 42).






O tema deste ano convida os cristãos a retornarem aos fundamentos da fé cristã e recorda a Igreja primitiva de Jerusalém, quando ela ainda era indivisa. Deste modo, de acordo com o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), quatro elementos fundamentais das origens do cristianismo serão apresentados no evento, com o objetivo de refletir sobre o tema.

Em primeiro lugar, a transmissão da Palavra pelos apóstolos. Em segundo, a comunhão fraterna vivida pela primeira comunidade. Já a terceira característica é a celebração  da Eucaristia pela Igreja primitiva. E, por último, a oferta de uma oração contínua. "Estes quatro elementos são os blocos construtores da vida da Igreja e de sua unidade", divulga o site da CMI.
Em Roma, o Papa Bento XVI vai presidir, na terça-feira, 25, às 17h30 (horário local) a celebração que marca a conclusão da Semana de Oração, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros. A cerimônia acontece na Solenidade Litúrgica da Conversão de São Paulo, quando estarão presentes representantes de outras igrejas e comunidades eclesiais de Roma.

Confira os temas específicos de cada dia da Semana de Oração

Dia 18/01: “A Igreja de Jerusalémn”
Dia 19/01: “Muitos membros e um só corpo”
Dia 20/01: “A assiduidade do ensinamentos dos apóstolos que no reúne”
Dia 21/01: “O partir, expressão de nossa unidade”
Dia 22/01: “A fração do pão na esperança”
Dia 23/01: “Fortes na oração para agir”
Dia 24/01: “Viver na fé da Ressurreição”
Dia 25/01: “Chamaos ao serviço da reconciliação”
 
Sobre a Semana
No hemisfério sul, as celebrações começam na semana após a Festa da Ascensão do Senhor e vão até o Domingo de Pentecostes, quando se celebra a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos e Maria, reunidos no Cenáculo, em Jerusalém.

Na Europa, a Semana acontece entre 18 e 25 de janeiro, datas que marcam, respectivamente, a Festa da Cátedra de São Pedro e a de São Paulo.

A cada ano, o CMI convida os parceiros ecumênicos de uma determinada região do mundo para prepararem um texto simples sobre um tema bíblico. Em seguida, um grupo internacional de participantes patrocinados pelo CMI (protestantes e ortodoxos) e os católicos romanos editam este texto e garante que ele está relacionado com a busca de unidade entre as igrejas.

O texto é publicado conjuntamente pelo Pontifício Conselho para Promoção da Unidade dos Cristãos e CMI, através de sua Comissão de Fé e Ordem, que também acompanha todo o processo de produção de texto. O material final é enviado às igrejas-membro e dioceses católicas romanas, que são convidadas a traduzir e contextualizar o texto para seu próprio uso.

Nenhum comentário: