sábado, 18 de dezembro de 2010

Advento: Conversão na alegria – Igreja Católica.

No segundo domingo do Advento, um apelo é dirigido a todos e cada um de nós: “Convertam-se porque o Reino está próximo”. O grande profeta João Batista proclama que a salvação é universal, oferecida a todos, sem exceção. A condição essencial é a conversão a Deus. A mensagem de João Batista é ainda hoje tão necessária quanto antigamente. Para ele, a salvação consiste em romper as barreiras, abrir-se para a revelação, no amor de filhos de Deus.

A mensagem de João Batista é a mensagem da Igreja e de todos os profetas que produzem frutos de penitência e conversão. A voz de João Batista faz tremer todo o povo de Israel, indo ressoar em cada coração. Ninguém lhe fica indiferente. Sua mensagem traz uma grande verdade: os caminhos de libertação do homem são obras de Deus.

Preparar os caminhos do Senhor é um empenho que nasce do coração de todo homem e coincide com as mais profundas aspirações de superar toda forma de escravidão a que nos submetemos ou que criamos.

Convertemo-nos a Jesus Cristo em comunidade, mediante a prática da justiça que aponta para a realeza de Deus na terra. Convertemo-nos ao Espírito, que sopra onde quer e sonhamos com o dia em que o mundo todo estará unido em torno de uma única causa, independentemente de raça, língua ou credo: a causa da justiça.

Texto: Dom Eurico dos Santos Veloso
Fonte: CNBB

Nenhum comentário: